Friday, February 02, 2007

Sambalelê com alfinetadas

Hoje, entre minhas entrevistas cotidianas para o serviço, um cara daqueles que digo sempre que quero ser quando crescer, sabe aqueles que não vão passar pela vida despercebidos (ou pelo menos não deveriam), conversou comigo. Era pra fazer uma matéria simples, do tipo "qualvaiserosamba-enredodasuaescolaequalasuaexpectativa?" Ele é presidente de uma escola de samba local que acabou de se elevar para o grupo A (que ridículo, na cidade só tem seis escolas disputando) em mais um daqueles conjuntos abandonados pela administração local. E achei incrível o que ele quer fazer com o desfile da escola dele: transformar em um tipo de "acorda povo!".

Há cinco anos o cara, que também é presidente da associação de moradores do bairro, mandou para a prefeitura um projeto que ele queria desenvolver por lá. Quatorze oficinas para oferecer para crianças e adolescentes em "idade de risco", como ele disse, para que, em contra-turno, eles pudessem aprender alguma coisa como costura, bordado, hip-hop, dança, padaria, percussão, musicalização e outros que não me lembro agora.

Dizem que o projeto passou por várias secretarias, mas ninguém ainda aprovou. Ele me disse que lá, entre a comunidade deles, tem oficineiros dispostos (desde 2002!) a colocar o projeto em prática e até um barracão onde as oficinas seriam ministradas. O que eles precisavam era de apoio financeiro para reformar o barracão e para algum material necessário.

E então o que ele vai fazer: colocar a escola de samba na avenida esse ano com todo o povo do projeto virtual. As alas vão sustentar o símbolo da escola e sugerir tudo aquilo o que o projeto poderia estar realizando, mas não está (ainda não tem como dizer que tipo de decoração vai ser porque o recurso para tanto ainda não veio e os planos ficam ainda meio indefinidos). Vai ter a ala dos oficineiros, a ala dos dançarinos (fazendo alusão à oficina de dança que o projeto ia ter)... “Vai ser para mostrar à opinião pública o que queremos fazer”, disse.

E quem disse que carnaval é só bundalelê?
Tem mais coisa que me chamou a atenção nesse cara, mas isso eu conto depois.

2 comments:

Anonymous said...

Eu ia dizer que parece um projeto que funcionaria como Vila Cultural...
Sabe se ele já tentou?

Mie Chiba said...

é verdade... pode ser que sim, ele me disse que tentou um bom tempo negociar com a Cultura. estou pensando em conversar com ele de novo daqui a alguns dias...